O Transforma foi lançado no “Festival de Ideias – Poder e Prosperidade em um Mundo Multipolar”, um dos mais importantes eventos acadêmicos e políticos da história da Unicamp. O evento, que ocorreu no dia 21 de julho de 2024, na Unicamp, reuniu pesquisadores, ativistas e lideranças globais para discutir o futuro da ordem internacional, com foco no papel do Brasil, especialmente em sua presidência do G20, na construção de uma nova ordem mundial pautada pelo diálogo, multilateralismo e multipolaridade.
Organizado em parceria com a Internacional Progressista, Phenomenal World, o festival contou com plenárias, paineis e discursos abertos, que estimularam a troca de ideias e a construção de consensos sobre o significado de poder e prosperidade em um mundo multipolar. Foram mais de 40 convidados internacionais, e um público de centenas de pessoas de Campinas, São Paulo e região metropolitana.
Entre as discussões promovidas, destacaram-se temas como o legado da presidência brasileira no G20, a polarização e luta de classes no século XXI, as questões palestinas, imperialismo e o futuro do direito internacional, além de debates sobre a dominância do dólar e as mutações da hierarquia monetária internacional. Questões urgentes como a crise climática, a interseccionalidade entre gênero, raça e classe na luta por justiça social, e a renda básica universal no Sul Global também foram amplamente abordadas.
Acadêmicos e acadêmicas de todo o mundo discutiram suas visões para um mundo mais justo, pautado por uma nova economia orientada para a transformação social. Dentre eles, Jodi Dean, Laura Carvalho, André Roncaglia, Raj Patel, Thiago Amparo e Armando Boito. O evento também contou com a participação de importantes figuras políticas e governamentais brasileiras, como Érika Hilton, Gleisi Hoffmann e Eduardo Suplicy, e de representantes do governo, como Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Guilherme Mello, Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Letícia Bartholo, Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, e Juliane Furno, assessora da presidência do BNDES, entre outros. Participaram ainda políticos estrangeiros de destaque, como Karol Cariola, presidenta da Câmara dos Deputados do Chile, Clarissa Mendoza, do movimento de reforma agrária e justiça social das Filipinas, e a senadora colombiana Clara López Obregon.
O “Festival de Ideias” estabeleceu um marco na história do Unicamp como evento mobilizador de debates internacionais, agendas progressistas e pontes entre a pesquisa acadêmica, a mobilização social e o mundo da política. As mesas e plenárias podem ser acessadas gratuitamente por meio da playlist no canal do Youtube do Instituto de Economia da Unicamp.
Fotos: Ricardo Lima