Notícias

Lançamento da “Caneta Crítica” marca nova era na comunicação econômica

Em 30 de Julho de 2024, no Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (ENECO) foi lançada a primeira edição do jornal “Caneta Crítica”, o  jornal da Gazetinha da Guanabara, um escritório de comunicação popular em economia.  O Transforma patrocina o jornal e orgulhosamente fez parte da parceria que possibilitou a produção e divulgação da Caneta Crítica. O jornal terá periodicidade semestral e, entre outras coisas, conta com espaço para divulgação e ilustração de temas caros ao debate público em economia no Brasil e no mundo, entrevistas com economistas e uma coluna aberta a contribuições do movimento estudantil. 

Na primeira edição, foram ilustradas duas notas de economia do Transforma:  a “NE #3: Qual o projeto de desenvolvimento do Governo Lula 3? Reflexões a partir de um novo paradigma de política industrial” e a “NE #1: O momento do Sul Global: oportunidades para a presidência brasileira no G20”. Também foram entrevistados Pedro Rossi, professor do IE-Unicamp, fundador e conselheiro do Transforma, e Juliane Furno, professora da FCE/UERJ, assessora especial da presidência do BNDES e pesquisadora do Transforma, na entrevista que recebeu o título “Para que(m) serve ser economista?”. 

No Transforma, acreditamos na importância da difusão do debate econômico de forma ampla e democrática, o que passa necessariamente pela disputa de espaços nas mídias físicas e redes sociais. Por isso, fazemos parte do time de patrocinadores da Caneta Crítica e saudamos a Gazetinha da Guanabara pela revolucionária iniciativa. 

Os jornais são de distribuição gratuita e também podem ser acessados em PDF. Para maiores informações, visite a página da Gazetinha

Comments are closed.