Notícias

Lançamento da segunda edição da “Caneta Crítica” pauta  a urgência da transição ecológica

Neste mês de abril, tivemos o lançamento da segunda edição da “Caneta Crítica”, o jornal da Gazetinha da Guanabara, um escritório de comunicação popular em economia. O Transforma acredita na importância da democratização e difusão do debate econômico de forma popular, e, por isso, somos parceiros da Gazetinha na produção do jornal.  A edição reúne uma coleção de reportagens centradas no papel que a economia exerce na redução (ou aprofundamento) das mudanças climáticas. O jornal também discute temas em voga nas finanças internacionais, como o papel do dólar enquanto moeda central do sistema financeiro internacional e as dificuldades que a existência de paraísos fiscais apresenta para uma tirbutação internacional justa e equitativa. 

Assim como na primeira edição, a Caneta Crítica traz ilustrações e cobertura das notas de economia produzidas pelo Transforma, e na edição deste semestre é possível conferir a NE #12, intitulada “Um ambiente para negócios: por que os mercados de carbono não podem evitar a catástrofe climática?” e a NE #2 “Um ambiente para negócios: por que os mercados de carbono não podem evitar a catástrofe climática?”. A edição também trouxe a coluna de movimento estudantil, matérias de autoria própria e em parceria com o CICTAR, Centro Internacional de Transparência e Pesquisa em Fiscalidade Corporativa. Na coluna de entrevista, intitulada “Para que(m) serve ser um economista?”, o jornal conversa com Laura Carvalho – escritora, professora associada do departamento de Economia da FEA-USP e diretora global de Prosperidade Econômica e Climática da Open Society Foundations.

Os jornais são de distribuição gratuita e também podem ser acessados em PDF. Para maiores informações, visite a página da Gazetinha

Comments are closed.