Na semana do dia 6 de dezembro, o professor e pesquisador do Transforma Pedro Rossi entregou em mãos seu livro “Brasil em Disputa” para o presidente Lula. O encontro ocorreu em meio à visita do pesquisador a Brasília.
Na ocasião, o professor apresentou o principal argumento do livro, das agendas distributivas e neoliberal. Defendeu que o presidente é o árbitro da disputa entre as duas agendas, e que é importante fortalecer a agenda distributiva.
“Brasil em Disputa” discute a história recente da economia brasileira, na qual são identificadas duas agendas que disputam a política econômica: a agenda distributiva e a agenda neoliberal. Para Pedro Rossi, os primeiros dois governos Lula e os governos de Dilma Rousseff contavam a agenda distributiva desde o dia um, e isso se consolidou por meios de políticas como a valorização do Salário Mínimo e o Bolsa Família. Após o golpe de 2016, o governo Temer implementa a agenda neoliberal, com retrocessos nas políticas sociais e no que foi construído nos anos anteriores. O governo Bolsonaro, por meio de cortinas de fumaça ideológicas, é uma continuação da agenda neoliberal do governo Temer. Por fim, o terceiro e mais recente governo Lula passa pelas duas agendas, e o debate público deve ajudar a fortalecer a agenda distributiva.